[Bolsa Erasmus 2023-2024] O que é, ajuda financeira, datas...

Está pronto para passar o melhor ano da sua vida? Essa é a conclusão que tira quando pergunta a todos os alunos que puderam usufruir de uma experiência Erasmus. O que é Erasmus? Aventure-se num país desconhecido, com uma língua e cultura diferentes, faça de uma cidade estrangeira a sua casa por um ano e faça melhores amigos para a vida. Mais do que uma experiência académica, a Bolsa Erasmus tornou-se numa experiência vital.

Neste artigo pode encontrar tudo o que precisa de saber sobre como se candidatar à bolsa Erasmus, uma das bolsas universitárias mais importantes, as ajudas financeiras que oferecem e como escolher o destino para desfrutar desta experiência única:

  • O que é Erasmus?
  • Requisitos para solicitar a bolsa Erasmus 2023-2024
    • Quem pode candidatar-se à Bolsa Erasmus?
  • Como obter a bolsa Erasmus na sua universidade?
  • Learning Agreement e outros documentos a apresentar na universidade 
  • Ajuda financeira para a bolsa Erasmus
    • Bolsa Erasmus sugestões da União Europeia
    • Bolsa Erasmus Universidad
    • Bolsa Erasmus Banco Santander
  • Categorias de Erasmus
    • Eramus Estudantes
    • Erasmus Professores
    • Eramus Formação
    • Estágios Erasmus 
    • Serviço Voluntário Europeu
    • Erasmus Animadores de Jovens
  • Como escolher o seu destino Erasmus?
  • Dúvidas e perguntas frequentes sobre a bolsa Erasmus

 

1. O que é Erasmus?

A Bolsa Erasmus é um programa criado pela União Europeia para promover o intercâmbio estudantil. A sigla Erasmus vem do nome oficial em inglês: European Region Action Scheme for the Mobility of University Students. Em outras palavras, permite que um aluno realize parte dos seus estudos numa universidade europeia diferente. Pode fazer o Erasmus em qualquer país da Europa e também na Macedónia, Islândia, Noruega, Sérvia, Turquia e Liechtenstein.

Anteriormente esta bolsa de estudo destinava-se apenas a estudantes universitários. Agora com o programa Erasmus+ muito mais pessoas têm acesso para usufruir da experiência: Erasmus para estudantes universitários e estudantes de mestrado, professores, pessoal em formação de professores, estágios Erasmus, Erasmus para jovens em voluntariado e Erasmus para animadores de jovens. Essa iniciativa movimenta mais de 4 milhões de pessoas a cada ano.

O objetivo da União Europeia com este programa é reduzir o emprego entre os jovens, incentivar a formação de adultos especialmente em novas competências, incentivar os jovens a participar na vida democrática na Europa, apoiar a inovação e a cooperação entre países, reduzir o abandono escolar precoce e promover a mobilidade na Europa.

Basicamente o programa Erasmus ajuda os jovens estudantes a conhecer outros países e culturas. Incentivar as pessoas a se comunicarem em mais de um idioma para poder ensinar e aprender com outros, interagir com outros alunos para constatar as vantagens de pertencer a um único mercado e desenvolver projetos internacionais.

 

O que é Erasmus para um estudante?

Erasmus é uma aventura. Uma experiência única. Para muitos alunos é a primeira vez que saem da casa dos pais, é a primeira vez que vão ser totalmente independentes. Erasmus é uma experiência em que vai conhecer centenas de pessoas, mas tem de dar os primeiros passo sozinho. Vai chegar a um país que não conhece, com uma língua que não domina e tem que resolver toda a burocracia administrativa da universidade, encontrar um lugar para morar e conhecer uma nova cidade. Os seus pais e amigos de sempre não estão lá para lhe ajudar, as primeiras semanas são caóticas, mas são importantes para perceber que está pronto para iniciar uma experiência única, e que tudo que faz só depende de você. Se é da cidade, conhecerá pessoas de pequenas freguesias, se for do sul, conhecerá pessoas do norte. Vai descobrir como os estudantes diferem em Portugal, e não só, vai se reunir com italianos, ingleses, espanhóis. Vai viajar para todos os cantos do seu país de destino, descobrir todas as ruas, todos os bares e ser apenas mais um local. Um cidadão do mundo.

Bolsa Erasmus que é, ajuda financeira datas

 

 

2. Requisitos para solicitar a Bolsa Erasmus 2023-2024

  • Ter nacionalidade portuguesa ou ser cidadão da União Europeia, ou de qualquer um dos países pertencentes ao programa Erasmus.
  • Estar matriculado numa Instituição de Ensino Superior e estar a cursar oficialmente uma graduação, mestrado ou doutorado.
  • Estudantes de graduação devem ter passado pelo menos o primeiro ano de estudos.
  • A universidade de origem e a universidade de acolhimento devem ter um acordo institucional entre elas.
  • Níveis de linguagem. É necessário demonstrar conhecimento da língua do país onde o curso irá decorrer, ou da língua que será utilizada nas disciplinas (Para ir à Polónia para o Erasmus só tem de demonstrar o seu nível de inglês). Pode apresentar um certificado oficial ou fazer o teste de idioma realizado por cada universidade.
  • Não ter usufruído anteriormente de mais de 12 meses de bolsa Erasmus. Atualmente pode escolher um período entre 3 ou 12 meses por ciclo. Assim é possível fazer um Erasmus na graduação por 6 meses, e outro Erasmus no Mestrado por mais 6 meses.

 

3. Como obter a bolsa Erasmus na sua universidade?

O programa Erasmus é uma iniciativa europeia, mas toda a gestão do processo administrativo é feita na universidade. O processo para solicitar a bolsa depende de cada universidade, então a primeira coisa que precisa fazer é visitar o Gabinete ou Escritório de Relações Internacionais (ERI) da sua faculdade ou universidade para obter todas as informações.

Se pensa em se candidatar a esta bolsa, visite o ERI o mais rápido possível, pois as datas de inscrição podem surpreendê-lo, para solicitar a bolsa precisa de muito tempo de antecedência. Para simplificar o processo, estes são todos os passos que tem de cumprir para obter uma bolsa Erasmus na sua universidade:

  • Visite o Escritório de Relações Internacionais da sua faculdade ou universidade para conhecer os prazos e requisitos de inscrição.
  • Candidate-se à Bolsa Erasmus. É um passo muito simples, pois a universidade tem acesso ao seu histórico académico. A percentagem de créditos que já passou, a nota média do seu arquivo e o conhecimento de idiomas são avaliados positivamente. Ou seja, um aluno que se candidate à Bolsa Erasmus para o último ano da Licenciatura terá uma classificação melhor do que um aluno que pretenda usufruir da experiência no segundo ano da Licenciatura.
  • Demonstre o seu nível de idiomas. Se forneceu um título oficial na sua inscrição, talvez não seja necessário fazer um teste de idioma. Se não possui um diploma oficial, é necessário passar no teste de nível estabelecido pela sua universidade. Nem todas as universidades de destino exigem um nível de idioma (por exemplo, na Itália e em Espanha é possível encontrar destinos sem passar no teste de nível) A nota mínima para ir a um destino de língua inglesa é B1, mas alguns centros podem até pedir alunos para melhores notas, como B2 ou C1.
  • Testes complementares. Às vezes, as universidades realizam entrevistas pessoais para avaliar a motivação dos alunos.
  • Listas provisórias. Findo o período de candidaturas, a universidade tornará públicas as listas provisórias com os alunos que obtiveram ou foram rejeitados à Bolsa Erasmus. Se foi negado, este é o momento de iniciar uma reclamação e enviar todos os documentos que estiverem a faltar no seu pedido.
  • Escolha a sua universidade de destino: algumas universidades pedem que preencha uma lista de destinos na sua inscrição e atribua automaticamente um destino. Em outras universidades, os destinos são selecionados em ordem decrescente conforme a pontuação de cada aluno. Ou seja, o aluno que tiver o maior percentual de créditos aprovados com a melhor nota média pode escolher primeiro o destino. Infelizmente, o aluno com a pontuação mais baixa pode descobrir que muitos destinos não têm mais vagas disponíveis. Se por algum motivo não quiser ir para esses países, sempre pode deixar para o ano seguinte.
  • Lista de aprovados e aceitação do lugar. Este é o momento em que a universidade pública todos os alunos que vão poder usufruir da bolsa Erasmus e a universidade de destino que escolheram. Basta formalizar por escrito que pretende receber a Bolsa Erasmus e concordar com a universidade de destino.
  • Solicitar apoios. Existem várias organizações, públicas e privadas, que oferecem ajuda financeira aos estudantes que vão fazer o Erasmus. Em alguns casos, as bolsas dependem da região e da Universidade. Certifique-se de solicitar todas as bolsas financeiras possíveis. Na sua faculdade, eles podem informá-lo de todas as bolsas e os prazos que tem para se candidatar a elas. Abaixo, temos um resumo de todas as bolsas que pode solicitar.
  • Application Form. Quando a sua universidade de origem confirme que tem uma vaga, precisa fazer uma inscrição na universidade de destino para eles aprovarem que consegue estudar lá no próximo ano académico. No Escritório de Relações Internacionais, eles ajudam você a realizar todo o processo e fornecem os documentos necessários para preenchimento.
  • Coordenador Erasmus. Quando ambas as universidades derem-lhe o aval, a universidade de origem lhe designará um tutor. Geralmente é um dos seus professores. Esta é a pessoa que vai ajudá-lo a selecionar as disciplinas que vai cursar na universidade de acolhimento e é a pessoa que deve aprovar o seu Acordo de Aprendizagem.

 

4. Learning Agreement e outros documentos a serem apresentados na universidade

O Learning Agreement é o documento que normalmente dá mais dores de cabeça aos estudantes Erasmus. O que é o Learning Agreement? É um acordo académico onde deve incluir quais disciplinas deseja cursar na universidade de acolhimento e quais disciplinas serão validadas na universidade de origem.

Este é um trabalho de pesquisa completo, pois normalmente os planos académicos diferem em cada universidade. Não terá as mesmas disciplinas no terceiro ano de economia na sua universidade como numa universidade na Itália. Então tem que baixar o plano académico e equilibrar as disciplinas com créditos e horários. Recomendamos que entre em contacto com os alunos que fizeram Erasmus este ano para o poderem orientar nas disciplinas, para saber se são fáceis ou difíceis, como é o professor, como são feitas as provas.

Após ter todas as informações, deve selecionar as disciplinas para que os horários se encaixem na universidade de destino. Mas o mais importante é que essas disciplinas tenham que equilibrar os créditos com as disciplinas que vai se matricular na sua universidade de origem. Deve prestar atenção especial às validações. 

As validações dependem do seu coordenador Erasmus, às vezes eles fingem que não veem e pode selecionar qualquer assunto desde que os créditos correspondam. Mas outros não vão deixar você validar a história da Economia na Itália para Análise Contrátil e Financeira em Portugal...

O Learning Agreement tem de ser aprovado pelo seu coordenador Erasmus. Assim que o seu coordenador aprovar, o próximo passo será feito na universidade de destino. Prepara-se para ir de Erasmus!

 

Que documentos devo apresentar na universidade de destino?

Ao chegar na sua nova cidade, deve passar no escritório de relações internacionais da universidade de destino para formalizar a situação. A primeira coisa que eles precisam fazer é assinar o documento de confirmação da estadia. É simplesmente um papel onde diz que chegou naquela universidade num determinado dia.

E o mais importante, eles precisam aprovar o seu Learning Agreement. Aqui começa a festa! Conhece todo aquele trabalho de pesquisa que fez para preencher o documento? Bem, agora chega na universidade e eles dizem-lhe que os horários das disciplinas mudaram, ou que essas disciplinas não existem mais. Precisa alterar o Acordo de Estudos novamente. Não se preocupe, já aconteceu com todos nós. De fato, várias alterações podem ser feitas no Learning Agreement, desde que a universidade anfitriã e o coordenador concordem.

Se chega na universidade no mesmo dia em que as aulas começam e tem que fazer mudanças no Learning Agreement, pode usar um pequeno truque e aparecer em quantas aulas puder para conhecer os professores e ver quais disciplinas dão boas vibrações antes de concluir o Contrato de Aprendizagem final. Lembre-se que o seu coordenador Erasmus tem de aprovar todas as alterações que fizer.

Resumindo, assim que chegar na cidade de destino precisa preencher dois documentos, pode ver alguns exemplos clicando nos links:

 

Que documentos devo apresentar na universidade de destino?

Após passar um dos melhores anos da sua vida, chega em casa querendo curtir a sua família, comida caseira, sair com os seus amigos... Lamentamos dar-lhe más notícias, mas o Erasmus ainda não acabou. Deve preencher e enviar os seguintes documentos para sua universidade de origem:

  • Confirmação Estadia. Este documento deve ser fornecido pela universidade de destino e basicamente indica o período na universidade.
  • Learning Agreement, se não enviou anteriormente uma cópia digitalizada ao seu coordenador, deve fornecer uma cópia a ele.
  • Documento de acreditação ou Transcrição de Notas. Normalmente essa informação é repassada entre as universidades para poderem realizar as validações, mas há momentos em que é preciso entregar em papel.
  • Avaliação do aluno. É um documento em que o aluno deve avaliar a experiência, avaliar o processo de candidatura à bolsa, os procedimentos administrativos e outros.

 

5. Ajuda financeira para a Bolsa Erasmus

O programa Erasmus consiste em ir realizar estudos ou experiências noutro país e para isso concedem uma ajuda financeira para poder cobrir parte dos custos da viagem e alojamento no país de destino.

Embora não faça parte da bolsa, deve-se considerar que os alunos não precisam pagar nada na universidade de destino. O aluno paga apenas a taxa de inscrição na universidade portuguesa, conforme o preço dos seus créditos universitários. Isso por si só já é uma grande vantagem, já que em outros países europeus o custo de inscrição ou acesso ao laboratório é muito maior.

Quanto dinheiro posso receber pela bolsa Erasmus em 2024?

Existem várias organizações que oferecem ajuda aos estudantes que vão fazer uma Bolsa Erasmus. Geralmente, todos os valores totais são definidos por rubricas orçamentais, pelo que não se sabe o valor fixo da bolsa (valor total do orçamento da União Europeia, por exemplo, entre todos os alunos que obtiveram a bolsa nesse ano) até as candidaturas são aprovados. 

 

5.1. Indicações para a Bolsa Erasmus conforme a União Europeia.

A União Europeia estabelece as bases da ajuda económica aos estudantes que vão realizar uma bolsa Erasmus. Este auxílio destina-se a cobrir as despesas de deslocação e estadia durante o período de formação ou estágio no estrangeiro. A bolsa pode variar dependendo das diferenças de custo de vida entre os países de origem e destino, o número de alunos que se candidatam, a distância entre os países e a disponibilidade de outras bolsas.

Os países do programa são divididos em 3 grupos conforme o custo de vida em cada país:

  • GRUPO 1: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Suécia, Reino Unido, Liechtenstein, Noruega;
  • GRUPO 2: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal
  • GRUPO 3: Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Polónia, República Checa, Roménia, Sérvia, Turquia. 

A recomendação da União Europeia sobre o valor da Bolsa Erasmus depende do país de destino para o qual vai, o valor depende do padrão de vida do país. Desta forma, são estabelecidos 3 intervalos:

  • Faixa Média: até 340 € por mês. Quando o estudante vai para um país com o mesmo custo de vida. Ou seja, se for para algum destino no grupo 2.
  • Gama Superior: até 390 € por mês. Quando o estudante vai estudar num país com um custo de vida mais alto. Ou seja, qualquer destino no grupo 1.
  • Faixa inferior: até entre 290 € por mês. Quando o estudante vai para um país com um custo de vida inferior ao seu país de origem. Ou seja, qualquer país do grupo 3.

Além disso, a União Europeia aloca fundos para situações especiais:

  • Entre 100 € e 200 € por mês para estudantes de meios desfavorecidos e de baixa renda (incluindo refugiados, requerentes de asilo e migrantes).
  • Entre 100 € e 200 € para estudantes que vão realizar formação prática/estágio.
  • Valores especiais para estudantes de países da periferia da Europa. Estudantes da Islândia e Chipre ou das Ilhas Canárias, por exemplo, recebem valores adicionais para cobrir os custos da transferência.

Estes são os valores estabelecidos pela União Europeia, não são valores definitivos. Estas ajudas são distribuídas aos estudantes através das Agências Nacionais, no caso de Portugal, estas ajudas são geridas pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF), que atua sob a superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Para obter mais informações pode consultar o site europeu do Erasmus+

Infelizmente não é possível o duplo financiamento da mobilidade (ex: bolseiros Erasmus-Mundus, bolseiros FCT...). O valor final depende do número total de estudantes que receberão ajuda da União Europeia. A prioridade é dada aos alunos que se encontram em situações mais desfavorecidas. Nem todos os alunos garantem o valor financeiro. Alguns nunca recebem um valor e terão que se sustentar com recursos próprios. Trata-se da “Bolsa Zero”, onde os alunos só estão isentos do pagamento de propinas na universidade de destino.

Aqui pode encontrar uma lista de bolsas para estudar no estrangeiro como, por exemplo, Japão, EUA, Europa...

 

5.2. Apoio à Bolsa Erasmus para Universidades.

Algumas universidades também alocam orçamentos para promover a mobilidade dos seus alunos. Esses valores dependem diretamente dos orçamentos anuais da universidade. Pode verificar com o seu coordenador Erasmus se a sua universidade oferece alguma categoria de ajuda. Normalmente estas bolsas destinam-se aos alunos com melhor desempenho académico. Há alguns anos, quando se comemorou o 25.º aniversário da bolsa Erasmus, muitas universidades colaboraram com o seu contributo económico, mas hoje em dia não é muito comum.

 

5.3. Bolsas Santander para Erasmus 1ªEdição 2023/2024

Existem várias entidades privadas que querem contribuir com fundos para ajudar os estudantes. Neste caso, o Banco Santander tem um programa especial para alunos que vão fazer o programa Erasmus.

Quem pode candidatar-se à Bolsa Erasmus do Banco Santander? Para ser elegível para bolsas de estudo, basta ter sido aceite no programa Erasmus+ e ter um ótimo aproveitamento escolar.

Todas as universidades portuguesas participam na bolsa? Não. Esta bolsa é oferecida em 30 universidades e cada uma tem os seus requisitos específicos. Quantas bolsas de estudo oferecem? Estas são as Bolsas Santander Erasmus:

  • 566 bolsas;
  • 500 ou 1000€ para cada bolseiro.

No sítio web do Santander encontra todos os requisitos de cada universidade, assim como os detalhes para se candidatar à bolsa e os prazos de inscrição. 

 

6. Categorias de Erasmus

Tradicionalmente, a Bolsa Erasmus destina-se a estudantes universitários que iam estudar no estrangeiro. Havia outras bolsas e ajudas financeiras destinadas a outros grupos sociais ou estudantes que tinham outros destinos em mente. Desde 2014, a União Europeia decidiu agrupar todas as bolsas e bolsas de mobilidade sob o nome Erasmus Plus (Erasmus+). Graças a esta iniciativa, há agora mais pessoas que podem usufruir da bolsa Erasmus, e os mesmos alunos têm diferentes oportunidades de se candidatarem à bolsa. Quem pode candidatar-se à Bolsa Erasmus Plus?

6.1. Estudantes

Podem candidatar-se à bolsa Erasmus os estudantes que estejam a fazer um curso do Ensino Superior. Agora eles podem usufruir da bolsa não apenas ao fazer uma Licenciatura, mas também ao fazer um Mestrado ou Doutorado.

6.2. Corpo Docente - Professores

Sim, os professores também podem fazer Erasmus. Este programa destina-se a todos os professores que desejam melhorar as suas habilidades de ensino. O programa está aberto a professores do ensino superior, formação profissional e ensino pré-escolar, primário e secundário.

6.3. Corpo Docente - Formadores

O Erasmus+ oferece ao pessoal do setor da educação oportunidades de formação em questões de ensino e não ensino. A formação no estrangeiro pode consistir em job shadowing ou cursos específicos.

6.4. Estágios Erasmus

Para todos aqueles estudantes que desejam realizar estágios em empresas no estrangeiro. Este programa destina-se a todos os estudantes que estejam a frequentar um ciclo do ensino superior ou recém-licenciados e a todos os estudantes de cursos formação profissional.

6.5. Serviço Voluntário Europeu

O Erasmus+ está aberto a todos os jovens, independentemente de participarem ou não em atividades de aprendizagem, ou formação. Este programa permite-lhes trabalhar como voluntários dentro ou fora da Europa, ou participar num intercâmbio de jovens no estrangeiro. O período para voluntários é entre 2 e 12 meses. Além disso, também podem ser realizados intercâmbios entre grupos de jovens com duração de 21 dias.

6.6. Erasmus Animadores de Juventude

O Erasmus+ contribui para o desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham com jovens através de estágios ou integração em redes no estrangeiro. As atividades no exterior podem consistir em cursos de formação, visitas de estudo, observação de atividades profissionais em organizações...

No sítio web do programa Erasmus + pode encontrar mais detalhes sobre todas as categorias: Erasmus Plus

 

7. Como escolher o seu destino Erasmus?

Infelizmente não é totalmente livre para escolher qualquer cidade europeia para fazer o seu Erasmus. Tudo depende dos acordos internacionais da sua faculdade. Normalmente as faculdades com maior número de alunos conseguem fechar mais acordos de colaboração, pelo que a possibilidade de escolha de um destino é muito mais ampla.

O outro fator a ter em mente é que precisa passar por um teste de idioma para selecionar determinados destinos. Mas digamos que já conhece a lista de cidades onde pode fazer Erasmus com nível de línguas suficiente para ser admitido. Qual cidade deve escolher para ir ao Erasmus? Qual é o melhor destino para ir de Erasmus? Preparámos uma lista com todos os aspetos a ter em conta para escolher o destino Erasmus que mais se adequa a si.

 

  • Idioma: Hoje muitos jovens estudantes têm um nível básico de uma ou duas línguas estrangeiras, e pode facilmente passar o nível de inglês e francês para ir a um desses destinos. A questão é qual idioma gostaria de melhorar a ponto de ser praticamente bilingue? Qual idioma pode oferecer mais oportunidades de trabalho? Tenha em mente que passará praticamente um ano falando nesse idioma e poderá aprender muito. Não há necessidade de selecionar o Reino Unido ou a Irlanda, existem muitos outros países onde as aulas são ministradas em inglês.
  • Orçamento: Na secção de ajuda financeira, vimos que a bolsa Erasmus depende do custo de vida no país de destino. É importante que calcule o custo de vida que terá enquanto estuda nesse país e se o dinheiro da bolsa será suficiente para cobrir todas essas despesas. O preço de um quarto em Londres não é o mesmo de uma pequena cidade da Polónia. Quando olhamos o custo de vida numa cidade, não só temos que olhar o preço do quarto, mas também temos que considerar quanto vai custar a viagem para aquela cidade. Há voos com companhias aéreas low-cost? Preciso de voo e comboio para chegar ao destino? Se tiver tudo planeado, pode economizar muito dinheiro. Os voos podem ser uma despesa muito importante para um estudante Erasmus. Aqui tem um artigo com as vantagens de voar com a Ryanair sendo estudante Erasmus
  • Cultura: Há muitos alunos que não se importam com onde fazem o Erasmus, querem simplesmente desfrutar da experiência onde quer que estejam. Mas o fator cultural também é muito importante para que o aluno se adapte durante a sua estadia. O clima, a comida, como as pessoas se socializam, tudo influencia... O aluno tem que analisar se todos esses elementos vão se encaixar na sua personalidade.
  • Amigos: É uma das chaves de qualquer Erasmus, conhecerá centenas de pessoas e farás amigos para a vida. Mas também existem diferenças entre os relacionamentos que pode ter dependendo do destino Erasmus. Grandes cidades como Roma ou Londres recebem centenas de estudantes todos os anos, e entre eles haverá muitos estudantes portugueses. No ano em que estivemos no Erasmus em Roma, havia mais de 200 estudantes portugueses connosco. Naturalmente acaba saindo com portugueses, o que faz às vezes parar de praticar o idioma. No entanto, se você escolher uma cidade pequena, como Talin ou Perúgia, onde apenas 10 ou 20 portugueses vão, é mais fácil acabar com outras nacionalidades e dividir um apartamento com alemães, holandeses ou suecos.
  • Melhore o seu CV: A experiência Erasmus é muito positiva para um estudante. E também é muito bem valorizado pelas empresas já que o aluno mostra iniciativa, tem experiência em resolver problemas sozinho, perfil internacional, em geral, fazer um Erasmus é ótimo para o seu currículo. Não é o mesmo dizer que completou um ano académico na Universidade de Oxford do que numa universidade que ninguém conhece. Um colega universitário conseguiu um emprego na Volkswagen graças à sua bolsa Erasmus na Alemanha.

Estas são apenas algumas das noções que deve ter em conta na hora de selecionar o destino para o seu Erasmus. Com certeza ao ler a lista de cidades encontrará uma que lhe chame a atenção, deixe-se levar pelo seu impulso, afinal é uma aventura! Ainda tem dúvidas se Erasmus é algo para si? Aqui está uma lista de 10 motivos para não perder essa oportunidade e ir estudar fora!

 

8. Dúvidas e perguntas frequentes sobre a Bolsa Erasmus

O Erasmus pode ser feito sem ter todas as disciplinas aprovadas?

Sim, pode. Se passa as disciplinas do primeiro ano podes optar pela bolsa Erasmus. Ou seja, pode estar em 3 e ter pendências para 2 e conseguir a bolsa. De fato, muitos alunos aproveitam a bolsa para cursar a segunda ou terceira disciplina de matrícula e validá-la no retorno.

Pode fazer um Erasmus sem saber o idioma?

Sim. Algumas universidades não exigem um nível mínimo de idioma, especialmente para países do Leste Europeu, Itália ou Espanha. Mas tudo depende dos acordos da sua universidade.

É obrigatório a fazer o mesmo número de créditos que fariam na sua universidade normalmente?

Sim. O normal por ano numa universidade portuguesa é realizar 60 ECTS (créditos) - 30 em cada semestre. O mesmo acontece se quer ser estudante Erasmus.

Preciso de uma nota mínima para fazer Erasmus?

Não, só precisa ter passado os créditos do primeiro ano. É possível que algumas universidades peçam uma nota mínima, mas não é a mais comum. A nota na sua ficha afeta na hora de escolher um destino, se tiver uma nota baixa será um dos últimos a escolher uma universidade. Além disso, a nota na sua ficha também pode afetar quando recebe auxílio financeiro, já que um aluno com nota melhor sempre tem mais preferência.

Qual é o valor da bolsa mensal do Erasmus?

Os estudantes que tenham acesso à bolsa Erasmus recebem um valor fixo mensal enquanto estão fora do seu país de origem. O valor da bolsa é ajustado anualmente, em três grupos consoante o  país de destino com custo de vida elevado, médio e mais barato. 

Quando é atribuida a bolsa Erasmus?

O pagamento da Bolsa Será feita uma transferência inicial de 70% do valor total e, no final da mobilidade, após o preenchimento do relatório de estudante/recém-graduado, será efetuado o pagamento dos restantes 30%. Caso o estudante não obtenha nenhum aproveitamento, o valor da bolsa recebida terá que ser devolvido na íntegra.

 

9. Guias de cidades para fazer Erasmus

Escolher o destino Erasmus certo pode ser muito difícil. Muitos fatores devem ser considerados, desde se gostamos do país, da cidade ou do idioma, até se temos dinheiro suficiente para ficar na cidade de destino Erasmus durante o ano da bolsa. Principalmente, os destinos no Norte da Europa tendem a ser mais caros e as cidades do Leste Europeu são mais baratas. Criámos alguns guias para as cidades mais importantes da Europa para fazer Erasmus, aquelas que recebem o maior número de estudantes todos os anos para facilitar a tomada de decisão.

Os guias cobrem todas as informações relevantes sobre cada cidade Erasmus, como encontrar alojamento e quanto custa um apartamento de estudante, como funciona o transporte público na cidade, as melhores universidades, os melhores bairros para viver, o custo de ir para uma festa ou jantar num restaurante... Os guias fornecem informações úteis sobre a cidade para estimar mais ou menos o custo de passar um ano letivo naquele destino. Os preços podem variar muito dependendo da popularidade da cidade, das políticas habitacionais e da famosa inflação, sendo sempre recomendável ter um pouco mais de economia para não ter problemas financeiros.

Você também encontrará informações básicas sobre a cidade, como é a cultura do país, qual idioma se fala e como são as aulas universitárias, pois além dos aspetos económicos é muito importante encontrar uma cidade que se encaixe no seu jeito de ser.

 

Blog erasmus roma estudantes

Blog erasmus dublin estudantes

Blog erasmus berlim estudantes

@Fotografia do Pixabay

Usamos cookies próprios e de terceiros. Se continua a navegar, considere aceitar seu uso. OK Mais informações